Alguns Equipamentos Indispensáveis num Canteiro de Obras

Construção civil é um dos principais setores industriais do país. É uma das áreas responsáveis por gerar empregos para milhares de pessoas ao redor do mundo. Mesmo em tempos de crise há sempre um canteiro de obra pela da cidade. E para o bom funcionamento de uma obra, assim como a qualidade do serviço, é mais do que necessário a utilização de ferramentas e equipamentos adequados.

Equipamentos e ferramentas funcionam como facilitadores em um canteiro de obras. Porém alguns são indispensáveis em qualquer canteiro de obras. Veja abaixo algumas delas e as suas funcionalidades:

Serras:
Utilizadas para cortar tábuas, madeirites, e muitos outros materiais. Se dividem em serras circulares, serras de esquadria, serras de fitas, serra de sabre e serras tico-tico.

Lixadeiras:
Utilizadas para rebarbação e acabamentos.

Furadeiras:
Usadas para várias funções, dependendo do seu modelo. Ideal para perfurar, polir, fresar, assim como para serrem usadas com serra copo e escova de aço.
Dividem-se em furadeiras de bancada, furadeira de impacto e parafusadeiras.

Esmilhadeiras:
Usadas para esmerilhar, aparar ou cortar rebarbas de superfícies diversas.

Compressor de ar:
Tem a função de calibrar os pneus das máquinas na obra, soprar pista para aplicação de CAUQ (asfalto), soprar peças que serão concretadas como lajes, vigas, tabuleiros de pontes, etc.

Bomba submersa:
tem a função de drenar a água de fundos de valas, poços, fundos de elevadores, entre outros.

Betoneiras:
tem a função de misturar concreto e argamassa na obra. Existem modelos a diesel e elétricas (220V e 380V), com capacidades de 150, 250, 400 e 600 litros. As de 600 litros podem ter carregador de agregados

Talhadeiras:
utilizadas para a realização de abertura em paredes para a passagem de canos de PVC, conduítes ou mesmo retirada de excesso de massa.

Picaretas:
utilizadas em atividades que necessitem de escavação, as picaretas se dividem em picareta estreita e picareta chibanca.

Martelos:Versátil e de fácil manuseio, podem ser tradicionais ou mais modernos, como o martelo demolidor e martelo rompedor.

Disco de corte:utilizadas no corte de muitos materiais, como cerâmica e aço.

Chaves:amplamente utilizadas em apertos, são úteis em muitas atividades da construção civil. Dividem-se em chave ajustável, chave combinada, chave de fenda, chave estrela, chave inglesa e chave Phillips.

Alicates: amplamente utilizadas pelos profissionais no canteiro de obras, eles se dividem nas seguintes categorias: alicate universal, alicate de pressão, alicate de corte frontal, alicate de corte diagonal e alicate de bico meia cana.

Arcos de serra: utilizados para o corte de materiais como aço, ferros, madeiras, plásticos e outros. Se dividem em arco de serra regulável e arco de serra fixo.

E claro, equipamentos de proteção: como Luvas e Mascaras, capacetes

https://www.b2b.nowak.com.br